Luxação no Ombro

Você já Teve Luxação no Ombro?

Luxação no Ombro

O ombro é uma das partes mais móveis do corpo humano, pois está ligado diretamente com nossos braços, área de constante movimento. Em situações onde o ombro é deslocado, a cabeça do úmero, osso que liga o braço ao osso, se desprende, causando uma luxação.

 

Em casos onde ocorre uma luxação por conta de um trauma durante a prática de esportes ou um tombo onde toda a força é exercida sobre o ombro, um ortopedista deve ser consultado de pronto momento para analisar se não houve um deslocamento ou simplesmente uma luxação. Em casos onde a luxação não acaba sendo tão violenta, o paciente pode recuperar-se em questão de semanas, possibilitando os movimentos naturais novamente.

 

Tratando-se de um deslocamento em situações onde um médico não é procurado, a instabilidade do ombro passará a se fazer frequente, fazendo com que a cabeça do úmero se desprenda da glenóide, osso que possibilita movimentos naturais do ombro.

 

Luxações Comuns nos Ombros

Existem dois tipos de lesões que podem afetar os ombros, as anteriores e as posteriores. No entanto, na maioria dos casos a lesão anterior é a mais reincidente dentre esportistas, porque é caracterizada principalmente pelo trauma onde a cabeça do úmero sai do lugar e retorna a posição normal, causando uma luxação por conta do desprendimento repentino da articulação.

 

Conhecida como lesão de Bakart, deixando o ombro sem a sua simetria natural e em alguns casos, uma intervenção cirurgia é realizada para reestruturar a articulação que está desconstruída.

 

Mais incomuns, as luxações posteriores afetam o manguito rotador, grupo muscular que auxilia na movimentação dos braços. Por conta de um desequilíbrio de força ocorre uma luxação pela força excessiva, empurrando a cabeça do úmero para trás e causando tal luxação muscular.

Principais Sintomas das Luxações no Ombro

Apesar de ter diferentes tipos, sejam eles anteriores ou posteriores, dentre outros, o prognóstico para a luxação é parecido dentre os casos, diferenciando apenas o sentido do deslocamento ou luxação. Em situações onde uma luxação ocorre, o paciente vem a sentir:

 

  • Dor intensa;
  • Incapacidade de movimento, principalmente em deslocamento do osso;
  • Nítida percepção de que existe uma assimetria na região;
  • Inchaço.

 

Sabendo de tais sintomas, muitas pessoas costumam se auto corrigir em caso de deslocamento, o que é inadequado, visto que o movimento errado na tentativa de corrigir a simetria do ombro pode prejudicar ainda mais a estrutura afetada, e até mesmo ligamentos e nervos da região. O mínimo a se fazer é aplicar gelo na região para conter a dor e o inchaço. Quando existe o incômodo no ombro, um ortopedista deve ser consultado imediatamente para analisar o quadro e aplicar o tratamento adequado.

 

Para diagnosticar o problema, uma radiografia será realizada onde o ortopedista indicará com melhor precisão o problema. Além disso, avaliações manuais serão feitas para entender melhor toda a situação do paciente.

Causas da Luxação no Ombro

Luxação no Ombro

A lesão é muito comum em pessoas que praticam esportes de contato, visto que a luxação em si é caracterizada pelo impacto violento na região do ombro, deslocando-o de sua posição natura.

 

Ademais, outra causa comum, são tombos onde o paciente cai em cima do ombro e acaba sendo vítima da lesão, tais acidentes podem ocorrer durante tarefas diárias onde todos estão suscetíveis. Pessoas que sofrem acidentes de carro ou moto também podem apresentar luxações ou o deslocamento do ombro por conta do trauma durante o incidente.

Tratamento Contra Luxações no Ombro

Com o auxílio da fisioterapia, o paciente que sofreu uma luxação no ombro poderá novamente recuperar seus movimentos naturais, visto que o tratamento terapêutico vai ajudar a reabilitar os músculos e tendões lesionados pelo deslocamento. Vale destacar que antes da intervenção fisioterapêutica, o ortopedista vai imobilizará o ombro para que a cabeça do úmero volte ao seu lugar original.

 

Como Evitar Luxações no Ombro

Em pacientes que já passaram por algum trauma na região, utilizar um protetor durante a prática de esportes evita com que futuras lesões ocorram novamente até mesmo de uma forma mais grave. Além do mais, realizar alongamentos específicos, focados na área do ombro também permite uma melhor elasticidade durante os movimentos e evita uma futura luxação.

O Dr. Álvaro Jr. é especialista em ombro. Agende seu horário.