A artroscopia é um procedimento que cirurgiões ortopédicos usam para inspecionar, diagnosticar e reparar problemas dentro de uma articulação.
O termo significa literalmente “olhar dentro da articulação.” Durante a artroscopia de ombro, o cirurgião insere uma pequena câmera, chamada de artroscópio, na articulação do ombro. A câmera exibe imagens em uma tela, e o cirurgião ortopédico utiliza essas imagens para guiar instrumentos cirúrgicos.
Artroscopia de ombro tem sido realizada desde os anos 1970, fazendo o diagnóstico, tratamento e a recuperação da cirurgia mais rápido e fácil para os pacientes.
Como os instrumentos cirúrgicos são finos, o cirurgião pode utilizar pequenas incisões, resultando em menos dor para os pacientes, e diminuindo o tempo necessário de recuperação.
A artroscopia de ombro pode ser realizada, entre outros motivos, para:
A recomendação para realização da artroscopia de ombro é feita exclusivamente pelo médico se o paciente possui dores no ombro que não respondem ao tratamento não-cirúrgico (repouso, fisioterapia, medicamentos ou injeções) que podem reduzir uma possível inflamação. Em uma articulação do ombro lesionado, a inflamação provoca dor, inchaço e até rigidez.
As causas mais comuns para problemas no ombro são: lesões, uso excessivo (esportes, trabalho ou repetição de movimentos) e desgastes relacionados com a idade. Artroscopia de ombro pode aliviar os sintomas de muitos problemas que prejudicam os tendões do manguito rotador, cartilagem articular e outros tecidos em torno da articulação.
O cirurgião ortopédico pode fazer um ou mais procedimentos durante a sua artroscopia de ombro:
As bordas do tendão são unidas, o tendão é ligado ao osso com suturas;
Rebites (âncoras de sutura) são utilizados para ajudar a fixar o tendão ao osso;
Essas âncoras podem ser feitas de metal ou de plástico e não precisam ser removidas após a cirurgia.
O tecido danificado ou inflamado é limpo acima da articulação do ombro;
O ligamento coracoacromial pode ser cortado;
O lado de baixo do osso acrômio pode ser raspado. Um crescimento ósseo na parte inferior do acrômio muitas vezes provoca a síndrome do impacto, podendo causar inflamação e dor no ombro.
O labrum é a cartilagem que reveste a borda da articulação do ombro. O cirurgião ortopédico poderá repará-lo caso você possua um labrum rasgado ou danificado.
Ligamentos que unem a esta área também poderão ser reparados.
Cada paciente possui um tempo de reabilitação próprio. O tempo médio de retorno ao trabalho sem esforços, pode ocorrer de 2 à 4 semanas após a cirurgia. Um trabalho que requer sobrecarga de atividade, em torno de 3 à 6 meses.
Não. Você não precisará de assistência após a artroscopia do ombro.
É possível que o ortopedista solicite a realização de fisioterapia.
Os riscos envolvidos com artroscopia do ombro são raros, mas como em qualquer procedimento cirúrgico, podem ocorrer.
Interromper 10 dias antes da cirurgia, o uso de ácido acetilsalicílico ou produtos que contenham ácido acetilsalicílico.
O paciente pode sentir dormência na parte externa do ombro. Isso ocorre ao fazer a incisão nervos prejudiciais, desaparecendo com o tempo.
Evitar tomar banho até que a incisão esteja completamente seca.
O seu tempo na sala de cirurgia varia de paciente para paciente, sendo o mínimo de 45 minutos.
O médico prescreverá no momento da alta, quando e quais medicamentos o paciente poderá retomar.
O médico indicará se há necessidade de uso da tipoia e por quanto tempo. Geralmente é utilizada de 2 a 4 semanas após a cirurgia.