Ombro congelado tem cura?

Ombro congelado tem cura?

ombro congelado tem cura

O nome ombro congelado tem tudo a ver diretamente com o que de fato acontece, mas o nome real dessa condição médica é capsulite adesiva.

A capsulite adesiva ou ombro congelado consiste em um quadro no qual o indivíduo apresenta uma rigidez na articulação do ombro e igualmente dor na realização ou na tentativa de realização de movimentos, dos mais simples e rotineiros aos mais complexos. Justamente por conta dessa sensação de que o movimento do ombro está travado, impossibilitado, recebe o nome popular de ombro congelado.

Embora não seja tão conhecida sobretudo pelo nome de capsulite adesiva, o quadro afeta cerca de dois milhões de brasileiros, sendo uma condição comum.

Antes de adentrarmos um pouco sobre se há ou não cura para ombro congelado eu quero que você o entenda um pouco mais sobre ele.

Agora que já sabemos que o ombro congelado recebe esse nome porque é como se basicamente o ombro estivesse congelado e como tal difícil de movimentar você deve estar se perguntando o que de fato acontece e por que, não é?

+ Dor no ombro: o que pode ser?

O ombro congelado consiste em um processo de enrijecimento da cápsula do ombro e isso torna a estrutura rígida e isso dificulta o movimento.

Comumente a capsulite adesiva ocorre por mau jeito, lesão, trauma, mas há casos em que o processo ocorre sem motivos aparentes.

Causas do ombro congelado

ombro congelado tem curaAs causas do ombro congelado estão correlacionadas com patologias sistêmicas, como diabetes, acidente vascular cerebral, problemas cardiovasculares e hipotireoidismo.

Além disso, pessoas acima dos 40 anos de idade têm uma maior predisposição para desenvolver o ombro congelado, especialmente mulheres.

Condições anteriores que afligiram o ombro também podem desencadear a capsulite adesiva, como tendinite no manguito rotador, recuperação incorreta após uma cirurgia no local ou uma fratura no braço.

+ Tendinite do manguito rotador

Diagnóstico

O diagnóstico da capsulite adesiva é feito por meio do teste clínico realizado pelo ortopedista especialista em ombro e cotovelo. Em seguida, é colhido o histórico do paciente, para entender se o problema não é fruto de alguma patologia ou pela predisposição de outra.

O ortopedista especialista em ombro também pode solicitar exames de imagem, como a ressonância magnética para compreender melhor o quadro do paciente.

Ombro congelado tem cura?

Felizmente sim, ombro congelado tem cura e o melhor ainda é que não é um tratamento complexo ou que envolva intervenção cirúrgica, pelo contrário, aliás, o próprio paciente pode acabar tratando em casa após o devido diagnóstico e recomendações do médico especialista.

A resolução completa do caso pode demorar, mas seguindo totalmente as determinações de um ortopedista especializado em ombro e cotovelo, a cura será alcançada e o tratamento será satisfatório.

Como é o tratamento para ombro congelado?

medicamentos para dor muscularA capsulite adesiva possui três fases e o tratamento para a cura do quadro depende exclusivamente da fase em que ele teve início. Por exemplo, na fase inicial o tratamento é fundamentado no uso de anti-inflamatórios que visam diminuir a dor e controle o processo inflamatório.

A aplicação de gelo e calor podem ajudar sistematicamente a aliviar o incomodo e acelerar a recuperação do paciente.

A fisioterapia iniciada precocemente também acaba ajudando e muito. Os exercícios objetivam aumentar a amplitude de movimentos articulares do ombro. Essa é a etapa mais demorada do tratamento e pode levar de nove a doze meses.

Além da fisioterapia outros exercícios de reabilitação podem ser utilizados como complementos como, por exemplo, o Pilates, e o próprio exercício aeróbico. Mas para que tenham eficácia e não agravem ainda mais o quadro, toda prática precisa de supervisão e orientação de um profissional.

Caso o paciente não apresente melhora através destes métodos de tratamento não invasivos uma infiltração pode acabar sendo realizada para tentar aliviar a dor e a inflamação.

A infiltração consiste em uma técnica utilizada sobretudo pela alta taxa de eficácia no controle da dor e eliminação do incômodo para o paciente.

Ombro congelado: correção através da cirurgia

cirurgia para ombro congeladoA cirurgia acaba sendo sempre a última possibilidade, normalmente utilizada quando as anteriores não apresentam os resultados satisfatórios inicialmente esperados. O médico pode indicar a cirurgia para o ombro congelado quando o tratamento conservador não surte efeitos. Todavia, vale destacar que quando feito de maneira adequada, os procedimentos não invasivos apresentam bons resultados.

A artroscopia do ombro

A cirurgia nesse caso recebe o nome de artroscopia do ombro e tem sua realização feita por um médico especializado em ombro. O procedimento é feito através de pequenas incisões milimétricas no ombro do paciente e com o auxílio de uma câmera, o ortopedista consegue restabelecer as funções da região, removendo o tecido ‘doente’.

+ Artroscopia do ombro

Assim como todo processo cirúrgico a artroscopia do ombro também não está isenta de riscos. Há uma preocupação justificada com os nervos que estão próximos à articulação que receberá a intervenção efetivamente.

Há outras complicações que podem igualmente ocorrer, mas nesse caso no pós-operatório, como, por exemplo, o retorno do quadro de rigidez caso o processo de reabilitação não tenha o devido início precocemente, assim que autorizado pelo seu médico.

O pós-operatório exerce um papel importantíssimo para que todas as funções do ombro possam voltar ao normal. Nele, o paciente deve passar pelo processo de reabilitação através da fisioterapia para ganho da amplitude de movimento, força e alívio dos incômodos.

Sessões regulares de fisioterapia também auxiliam na prevenção deste problema, uma vez que o paciente mantém a articulação ativa e fortalecida.

Somos uma clínica de Ortopedia Esportiva completa em São Paulo, esperando por você. Agende sua consulta e melhore seu desempenho esportivo com saúde e qualidade de vida. (11) 2649-9728 e (11) 94540-9553 .

Leia Mais