18 set Lesões mais comuns em esportes
Lesões mais comuns em esportes
Esportes, sejam eles de contato ou não, acabam trazendo riscos a quem os pratica, visto que o corpo segue em constante movimento e quando tais atividades acontecem em excesso, podem aumentar a predisposição para desenvolver lesões ou até mesmo fraturas, isso quando se trata de uma modalidade de contato intenso e constante.
Por que as lesões ocorrem?
Não existe um motivo aparente, mas às vezes o atleta pode estar predisposto a sofrer a lesão e uma simples arrancada durante a corrida ou um choque com o adversário durante uma disputa pode ser o gatilho para desencadear a lesão. A predisposição se dá muitas vezes pela intensidade dos jogos, treinos e a recuperação indevida do corpo após as partidas.
Esportes e suas lesões
Basquete
Modalidade conhecida por saltos, disputas de bola no alto e enterradas, o basquete apesar de não possuir a intensidade de contato de outros esportes, ainda afeta diversos de seus atletas durante as temporadas da NBA ou NBB. Suas lesões mais comuns estão relacionadas a distensões, traumas e fraturas;
Futebol
Um dos esportes mais populares do Brasil, e do mundo, o futebol é um esporte onde atletas utilizam da velocidade e imposição física para competirem entre si. No entanto, tais características podem ocasionar em lesões como estiramentos, fraturas e contusões musculares, que podem afastar jogadores por um longo período de tempo, dependendo de sua gravidade;
Futebol Americano
Marcado especialmente pelo contato e choques recorrentes para interromper jogadas e parar o adversário, o futebol americano, apesar de evoluir com seus equipamentos protetores, ainda assim é responsável por lesões como estiramentos, fraturas e principalmente concussões.
Como evitar?
Embora sejam comuns, as lesões muitas vezes não podem ser evitadas, pois em sua maioria, fatores externos corroboram para que elas aconteçam. Ter um acompanhamento de um ortopedista ou fisioterapeuta é essencial nestas situações, sendo ele um atleta amador ou profissional, visto que a recuperação por conta própria pode impactar em outros problemas ao corpo.
Vale ressaltar que uma forma de evitar lesões musculares é respeitar o corpo durante a prática esportiva, saber dosar quantidade e intensidade dos treinamentos para que as estruturas musculares e tendinosas não se desgastem e, consequentemente, se lesionem.
Somos uma clínica de Ortopedia Esportiva completa em São Paulo, esperando por você. Agende sua consulta e melhore seu desempenho esportivo com saúde e qualidade de vida. (11) 2649-9728 e (11) 94540-9553 .
Leia Mais
Sobrecarregar o Treinamento – Overtraining
Já ouviu falar em Overtraining? Muitos triatletas amadores e corredores estão aumentando seu ...
Atenção Imediata para Luxações no Ombro
Luxações no Ombro: ortopedistas recomendam atenção imediata O tratamento imediato e apropriado de um...
Como genes contribuem para a Fratura por Estresse
Entenda como os genes podem contribuir para uma Fratura por Estresse. Em um artigo publicado no......