20 out Dicas para prevenir lesões musculares
Você sabia que é possível prevenir lesões musculares? As lesões não precisam fazer parte da sua rotina somente por treinar uma modalidade esportiva. Algumas condutas no cotidiano podem contribuir para que você evite essas lesões e consiga treinar com qualidade o ano inteiro.
As lesões musculares, em grande maioria, são ocasionadas por alguns erros que as pessoas sequer notam que cometem. Por isso mesmo, é importante aprender como prevenir lesões musculares, visando treinar o ano inteiro, sem precisar se afastar da modalidade que você gosta.
Como prevenir lesões musculares no cotidiano?
Alguns passos são importantes e podem ser seguidos por todos aqueles que buscam melhorar no esporte que praticam. Tendo em vista que, as lesões geralmente são causadas por questões que podiam ser evitadas ou pela vontade de progredir no treino, o que acaba gerando um exagero.
1. Use roupas adequadas
Pode parecer uma enorme bobagem, mas não é! As roupas adequadas e o tênis apropriado para o exercício ajudam seu corpo a se movimentar de forma mais natural e saudável.
Por isso mesmo, é importante usar roupas que permitem o seu corpo suar e calçados que dão conforto para o exercício. Dessa forma, seu corpo estará mais bem preparado para a atividade física, garantindo menor risco de lesões por ter feito algum movimento inadequado.
2. Fique atento a sua postura
A maioria das pessoas comete o erro de não manter a boa postura durante a prática de uma atividade física. E isso gera um desequilíbrio no corpo, que passa a sobrecarregar algumas articulações e músculos por causa da má postura.
Com a frequência de treinos em alta, a sobrecarga acaba ocasionando uma lesão que pode ser grave. E para tratar a lesão, você vai precisar ficar afastado de seus tão queridos treinos.
Por isso mesmo, vale a pena prestar muita atenção ao seu corpo na hora de fazer qualquer exercício físico.
De modo que, a boa postura seja o principal coadjuvante na prevenção de lesões. Garantindo que seus treinos serão saudáveis para seu corpo.
3. Cuidado com excessos de treino
A busca por um corpo perfeito pode te motivar a cometer alguns excessos. E é justamente esse o principal desencadeador de lesões no mundo esportivo.
O ideal é que você procure um bom profissional de educação física para desenvolver suas séries e periodizar seu descanso.
No entanto, não havendo essa possibilidade, vale a pena utilizar o bom senso. Treinar todos os dias o mesmo músculo, por exemplo, é um erro que aumenta o risco de lesão.
Apesar disso, a maioria das pessoas acha que treinar o mesmo músculo exaustivamente é importante para ter resultados.
Quando na verdade, é preciso periodizar o treino para que seu músculo possa descansar e crescer no descanso. Portanto, é importante ter cuidado com excessos e manter o período de descanso necessário para seu músculo.
Dessa forma, é possível evitar lesões e garantir que você terá resultado efetivo. Afinal, sem o devido descanso seu músculo não irá crescer.
4. Lesões musculares por aumento excessivo de carga
Quem pratica musculação periodicamente aumenta a carga de cada exercício. No entanto, esse aumento deve ser bem planejado e progressivo.
Tentar competir com colegas que pegam mais peso é um equívoco que pode gerar uma lesão. Por isso mesmo, sempre procure fazer os exercícios com a carga que você suporta.
Sempre que desejar se desafiar e fazer um movimento com mais carga, busque orientação de um profissional de educação física.
Quando o objetivo é subir a carga, faça a progressão em um equipamento por vez. Nunca suba a carga de todos os exercícios que você faz durante aquele treino.
Dessa forma, é possível ir adaptando seu músculo e ganhando resistência para garantir um corpo mais saudável e em forma. Sem precisar se expor ao risco de uma lesão.
5. Lesões de esforço repetitivo
Dificilmente as pessoas se preocupam com os esforços repetitivos diários. No entanto, a rotina sedentária somada à repetição de movimentos que não estão de acordo com uma boa postura, pode ocasionar lesão grave. O ideal é que você procure se alongar durante o dia, fazer outros movimentos e manter sempre a boa postura.
O fortalecimento muscular com exercícios também é importante para que seu corpo esteja preparado para o cotidiano. Dessa forma, você consegue mais qualidade de vida ao trabalhar livre de dores. Além de preservar suas articulações e evitar lesões que podem te afastar de seu emprego.
Se lesionou? É preciso seguir o tratamento
Muitas pessoas apresentam grande dificuldade de aderir ao tratamento planejado para se recuperarem de uma lesão e isso é grave.
Tendo em vista que, os treinos podem agravar a lesão. Por isso, é natural que seu médico solicite repouso para recuperação.
Em alguns casos é preciso recorrer à medicamentos para aliviar as dores e garantir melhor qualidade de vida.
Além disso, é indicado fazer fisioterapia para analgesia e reeducação postural. Ao fazer fisioterapia, o paciente ganha mais consciência corporal e com isso, tende a evitar movimentos que causem novas lesões. Aderir ao tratamento é fundamental para ter uma recuperação mais rápida e completa. Garantindo que seu corpo terá condições de voltar a treinar com saúde.
Somos uma clínica de Ortopedia Esportiva completa em São Paulo, esperando por você. Agende sua consulta e melhore seu desempenho esportivo com saúde e qualidade de vida. (11) 2649-9728 e (11) 94540-9553 .
Leia Mais
Quais são os sintomas da tendinite do manguito rotador
Já ouviu falar na Tendinite do Manguito Rotador? Tendinite do manguito rotador é a inflamação...
O que pode causar dor na clavícula?
Muitos problemas podem danificar a clavícula, e alguns exigem atenção imediata. Algumas condi...
O papel da fisioterapia na Artroplastia reversa do ombro
A diferença que a fisioterapia faz na artroplastia reversa do ombro A artroplastia reversa do ombro....