A luxação acromioclavicular é um problema que geralmente está associado a um quadro de dor que pode ser intensa para o paciente.
E é necessário que esse paciente procure ajuda médica para que a luxação possa ser devidamente tratada e a qualidade de vida possa ser retomada.
+ Quais os tipos de luxações no ombro?
Se você está com um quadro de luxação, continue lendo que iremos explicar o que você deve fazer para ter o tratamento adequado.
Apesar de ser uma luxação bastante dolorosa, é comum que as pessoas não entendam ao primeiro sinal de dor que houve uma luxação no ombro, é preciso estar atento, portanto, aos sinais que seu corpo irá dar, entre eles:
É comum que as luxações ocorram na prática de esportes, geralmente nadadores e lutadores apresentam esse tipo de luxação. Geralmente o paciente chega ao médico segurando o ombro com a mão.
Sempre que você estiver com um problema ortopédico o melhor profissional para te atender é o especializado na região afetada.
No caso da suspeita de luxação você deverá procurar o especialista em ombro para que o seu quadro possa ser avaliado no consultório, o médico deverá solicitar exames de imagem para identificar uma possível luxação.
Após o diagnóstico completo o profissional irá indicar o melhor tratamento a depender da extensão do problema.
O tratamento para luxações geralmente envolve algumas etapas que precisam ser respeitadas pelo paciente, entre elas devemos sempre ressaltar:
Sempre que ocorre alguma luxação é preciso imobilizar a região para que o corpo tenha tempo de repouso e garanta a recuperação do local afetado.
Por isso, é preciso respeitar a orientação médica e usar a tipoia pelo período indicado pelo profissional que é capacitado para te orientar com relação a necessidade de repouso.
Geralmente nesse tipo de luxação o paciente é afastado de suas atividades laborais e é indicado o repouso total visando a recuperação mais rápida.
Por ser uma condição bastante dolorosa, é preciso utilizar alguns medicamentos visando o alívio da dor na região do ombro.
O médico irá indicar qual o melhor uso dos remédios para ajudar na cicatrização dessa luxação, lembre-se de respeitar as orientações e tomar os medicamentos conforme o indicado.
Não se automedique.
Seu médico poderá indicar o uso de compressas de gelo ao longo do dia visando diminuir o quadro inflamatório e também gerar alívio da dor na região.
Caso receba a indicação não deixe de realizar 3 compressas ao dia.
No retorno ao médico para avaliação do resultado dos dias de descanso geralmente o médico indica algumas sessões de fisioterapia.
Apesar de ser uma técnica bastante negligenciada por parte dos pacientes, a fisioterapia é importante para garantir a recuperação total do ombro, visando melhorar a qualidade dos seus movimentos que poderão ser muito mais saudáveis a partir da correção postural ocasionada pelas sessões de fisioterapia.
A técnica de fisioterapia irá garantir que você voltará a ter força no braço afetado e também poderá voltar a usufruir de qualidade de vida.
Após as sessões de fisioterapia, você voltará ao seu médico que irá reavaliar a situação do seu ombro, visando verificar se a recuperação foi de fato conforme o esperado.
Caso não tenha sido, o médico poderá indicar mais sessões de fisioterapia ou uma cirurgia no ombro para garantir o correto tratamento da região.
Muitos pacientes sentem medo de realizar cirurgia nessa região tão delicada, no entanto, se houver indicação é porque de fato existe a necessidade para a recuperação total do seu ombro.
Após a cirurgia novas sessões de fisioterapia deverão ser feitas para que o ombro volte a ter mobilidade e você não sinta mais dores na região.
Sim, é possível. Por ser um problema desencadeado, especialmente, devido a traumas muito fortes na região do ombro, é indicada a devida atenção do paciente no seu dia a dia, principalmente durante a prática esportiva.
No entanto, é possível realizar terapias que auxiliem no fortalecimento da estrutura, desde a fisioterapia, até a musculação e o treinamento funcional. Outro aspecto importante, diz respeito ao alongamento antes das atividades físicas, uma vez que este tipo de hábito prepara a articulação para sofrer o estresse dos treinamentos.
Agora que você já sabe como ocorrem as luxações do ombro, como lidar com elas e qual médico procurar, não deixe a consulta para depois!
Caso você venha sentindo alguma dor na região e suspeite de uma luxação, a ida ao médico é o primeiro passo para atingir o melhor resultado de tratamento possível.
Quanto mais você demora para procurar ajuda maiores são as chances de complicações no seu ombro, por isso, não deixe para depois.