Você tem cuidado da saúde dos seus ombros? Muitos de nós negligenciamos os cuidados com os ombros durante a rotina, mesmo aqueles que usam diariamente essa parte do corpo para trabalhar, seja em escritório digitando o dia todo ou até mesmo quem trabalha em cargos que necessitam mais de esforços físicos, por isso, o acompanhamento de um especialista em ombro se faz importante.
O ombro é uma articulação que está em constante atividade no dia a dia, visto que a estrutura é responsável pelo movimento dos braços, por exemplo. Por este motivo, a estrutura tende a estar suscetível a sofrer com problemas relacionados ao desgaste ou até mesmo, traumas sofridos por acidentes.
A ida ao ortopedista especialista em ombro é evitada por muitas pessoas, no entanto, caso você tenha alguma dor na região que permanece constantemente te incomodando é importante agendar uma consulta com este profissional.
Na consulta é importante ser honesto com relação à quando começou a dor, suas atividades laborais e histórico de possíveis acidentes e pancadas na região.
Afinal, muitas das dores e problemas ocasionados nos ombros se originam a partir de acidentes em esportes de contato ou até mesmo acidentes de moto ou carro.
Os tombos são especialmente perigosos quando não são corretamente tratados, podendo ocasionar uma fragmentação na região do ombro a depender da idade do paciente em questão.
É bastante comum que em casos de acidentes o primeiro atendimento prestado ao paciente seja o de um ortopedista geral que indicará o melhor tratamento para aquele momento, no entanto, quando o paciente não apresenta melhora dos sintomas na região do ombro, deverá recorrer ao especialista que poderá averiguar qual a doença por trás dos sintomas apresentados.
Uma vez diagnosticado, o especialista é o melhor médico para orientar o tratamento correto e caso haja necessidade indicar alguma cirurgia para corrigir o problema.
Um ortopedista de ombro tem o conhecimento aprofundado e segmentado no tratamento de diversas condições que acometem a estrutura. Além disso, o acompanhamento com este profissional faz com que o diagnóstico e tratamento seja mais preciso.
Embora existam muitos problemas que podem ser tratados por um especialista em ombro, os mais comuns são:
Caracterizada por uma inflamação das bursas, pequenas bolsas que auxiliam no deslize entre as articulações, a bursite é um problema bastante comum no ombro, visto que pode ser desencadeada pelo uso excessivo da região, acometendo atletas ou até mesmo pacientes pouco ativos.
Outra condição muito comum que acomete principalmente os praticantes de atividades físicas de contato é o deslocamento de ombro.
Os acidentes em partidas de futebol e outras atividades que envolvem correr, pular, arremessar e defender são quase inevitáveis e caso ocorra algum com o seu ombro o ideal é procurar de imediato um especialista que possa avaliar a extensão do problema.
O manguito rotador, é um conjunto de músculos que permite a realização de uma série de movimentos com o ombro, além de dar sustentação a articulação.
Quando há uma lesão nesta região, o paciente fica impossibilitado de realizar movimentos simples do dia a dia, como pentear o cabelo ou abrir uma porta de armário mais alta.
Caso o tratamento adequado não seja aplicado, o quadro agudo pode evoluir para crônico, agravando a situação e, por isso, é preciso da avaliação e orientação de um ortopedista de ombro.
A tendinopatia calcária é uma condição comum do ombro, especialmente em pacientes que estão na média dos 40 anos de idade. Este problema caracteriza-se pela presença de cálcio na região dos tendões do manguito rotador, mas sem apresentar sintomas aparentes.
Com o passar dos anos, o cálcio provoca uma reação inflamatória na articulação, fazendo com que os incômodos surjam. A dor ocorre especialmente durante a noite, quando o paciente está em repouso, além de provocar rigidez e instabilidade na estrutura.
Existem algumas medidas que podem ser adotadas em sua rotina para que você não sinta dores no ombro diariamente, confira:
Os alongamentos costumam fazer parte da rotina apenas daqueles que praticam atividades físicas, no entanto, eles são importantes para a saúde de todas as pessoas, independente de idade ou gênero.
O alongamento bem feito é eficiente para evitar dores e lesões por esforços repetitivos, podendo proporcionar ao paciente muito mais bem-estar e qualidade de vida a longo prazo.
Por isso, é recomendado a todas as pessoas que acordem diariamente 5 minutos mais cedo para iniciar uma rotina de alongamentos, movimentando todo o corpo.
Se você adotar essa rotina rapidamente irá perceber a melhora até mesmo no seu bom humor para lidar com situações complicadas.
Outro erro comum presente na rotina de quase todas as pessoas é a má postura, esse problema pode ocasionar dores em diferentes partes do corpo, principalmente quando você faz alguns esforços repetitivos ao longo do dia.
A má postura pode ser corrigida tanto com os alongamentos quanto com exercícios que favorecem a consciência corporal, como o Pilates, que melhora a sua movimentação de forma natural e te ajuda a garantir uma postura melhor para o seu dia a dia, até mesmo na hora de dormir.
Uma vez que dormir por cima do ombro pode ocasionar dores no ombro e no pescoço a longo prazo, sendo um hábito ruim para se manter.
A prática regular de exercícios físicos garante que você protegerá as suas articulações de doenças como artrite reumatoide e alguns tipos de lesões.
O que acontece é que com os exercícios você irá melhorar sua postura e também a capacidade de carga que o seu corpo suporta, ao trabalhar com a musculatura com pesos diariamente.
Assim, seu corpo também fica mais protegido por exemplo de impactos. Afinal, uma pessoa que tem mais massa magra ao levar um tombo tem uma melhor condição de suportar o impacto do que alguém que tem mais gordura que massa magra, porque o músculo desenvolvido é capaz de ofertar mais proteção ao corpo contra impactos.